segunda-feira, 5 de setembro de 2011

É Possível Trocar De Nome?

rg

Tem cada uma…      
É possível, sim. Aliás, há casos em que não somente é possível, mas é também indispensável. Casos absurdos, como o daquele caipira que chegou ao cartório e disse que queria trocar de nome. “Bem, podemos providenciar isso, mas o senhor vai ter que trocar todos os seus documentos, vai dar trabalho danado!” – explicou o escrivão. Meio encabulado, o matuto disse: “Faz mar não, dotô! No meu caso, carece trocar de quarquer jeito!”  Curioso, o funcionário perguntou: “Ah, é? E como é o seu nome?” Mais encabulado ainda, o caipira respondeu: “É Antonho Cocô, sim sinhô…”  Esforçando-se para conter o riso, o escrivão concordou:“É… O senhor tem razão, ninguém pode se chamar Antônio Cocô. Mas, me diga, por qual nome o senhor quer trocar?” Com um sorriso vitorioso, o capiau respondeu: “Por Chico Cocô, sim sinhô!…”
Nomes absurdos
Pois é, o caipira não gostava mesmo era do “Antônio”, o resto estava ótimo… Isso foi só uma piada, mas há casos reais, registrados em vários cartórios brasileiros. Veja alguns exemplos incríveis: 
Agrícola Beterraba Areia Leão 
– Abxivispro Jacinto 
– Amável Pinto 
– Colapso Cardíaco da Silva 
– Gerunda Gerundina Pif Paf 
– José Catarro Marques da Silva 
– Maria Privada de Jesus 
– Otávio Bundasseca 
– Padre Filho do Espírito Santo Amém 
– Um Dois Três de Oliveira Quatro 
– Vicente Mais ou Menos de Souza… 
e muitos outros.
Como trocar o nome
Primeiro, é preciso saber que a lei só permite trocar de nome uma única vez. Ninguém pode trocar de nome quantas vezes quiser, porque o nome é uma forma de identificar uma pessoa em virtude de um crime, por exemplo. De modo geral, o nome de alguém é imutável, vale para o resto da vida. Existem, porém, algumasexceções. É necessário contratar um advogado, abrir um processo e o julgamento pode levar até seis meses.
Razões para a troca
Alguém muito conhecido pelo apelido tem direito de acrescentar o apelido na certidão ou até de trocar o prenome. Por exemplo, Luiz Inácio da Silva foi trocado por Luiz Inácio Lula da Silva; Maria da Graça Meneghel poderia ser trocado por Maria da Graça Xuxa Meneghel ou até por Xuxa Meneghel; Édson Arantes do Nascimento poderia virar Édson Arantes Pelé do Nascimento e assim por diante.

Outros casos
  • Pessoas ameaçadas de morte
  • Homônimos (pessoas com nomes iguais)
  • Falsos nomes estrangeiros: pessoas cujos pais, por ignorância, registraram seus nomes estrangeiros erradamente. Maicon vira Michael; Uóxinton vira Washington, Cheron vira Sharon Sthefany vira Stéphanie
  • Motivo de bullying: nomes que lembrem palavrões ou sejam ridículos. No tempo daquela campanha pelo uso da camisinha (lembram?), muitos Bráulios trocaram de nome…

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe seu MSN melhor com o

Messenger Plus! Live

DÊ COMIDA AOS PEIXES