quarta-feira, 16 de março de 2011

O que acontece quando dormimos?

sono 300x300 O que acontece quando dormimos?Após um dia de intensa actividade, uma boa noite de sono é fundamental para suprimir a fadiga e restaurar as funções físicas e intelectuais. O descanso nocturno possibilita ainda o crescimento e a maturação do sistema nervoso central e, inclusivamente, facilita a memorização e a aquisição de conhecimentos. Por isso mesmo, é obrigatório respeitar as horas de sono que o organismo exige, as quais variam de pessoa para pessoa.
As diferentes fases
O sono divide-se em cinco estágios, que se repetem em ciclos ao longo da noite, com uma duração variável de uma hora e meia a duas horas.
1º Estágio – Fase de transição da vigília para o sono. Entre cinco e 15 minutos após adormecer, as ondas cerebrais tornam-se mais lentas e profundas; a actividade cerebral e o metabolismo descem.
2º Estágio -  Cerca de 15 minutos depois, entra-se no chamado sono NREM, em que são restauradas as funções corporais relacionadas com a actividade física.
3º Estágio -  Nesta fase, o pâncreas, comandado pelo cérebro, liberta a hormona do crescimento – fundamental para a renovação das células -, favorece o desenvolvimento dos músculos e dos ossos e ajuda na reparação dos tecidos danificados.
4º Estágio -  Sono muito profundo.
REM -  Cerca de 90 minutos depois de adormecer, entra-se no último estágio do sono, conhecido por REM (rapid eye movement): as ondas cerebrais agitam-se, os olhos movimentam-se freneticamente e dão-se os sonhos. O REM é vital para a memória, a aprendizagem e a recuperação das energias físicas e mentais.
No mundo dos sonhos
- Já sonhamos mesmo antes de nascer;
- Sonhamos mais quanto mais jovens somos;
- O sonho é fundamental para o ser humano;
- A privação de sonhos aumenta a ansiedade, a agressividade e diminui as defesas psicológicas;
- O sonho está relacionado com a memorização a longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe seu MSN melhor com o

Messenger Plus! Live

DÊ COMIDA AOS PEIXES